quarta-feira, 23 de junho de 2021

Vocês aí sabem o que uma mulher sente quando ela é calada?

 

Ela sente raiva, ela se sente oprimida, ela se sente invisível, ela se sente apenas algo que está ali para ser usado conforme for conveniente... ela sente muitas coisas e também pode não sentir nada, pode estar acostumada a ser calada e achar isso normal!


Porque pode parecer apenas “não faça isso”, “não diga isso”, “melhor não interferir aí”, mas para as mulheres, que já carregam o peso do silêncio há tanto anos, uma fala como essa “eu não quero que você fale sobre isso”, pode significar muito mais. Pode significar que ela não tem capacidade pra isso, pode significar que ela não deve porque ela é mulher, pode significar que a voz dela não merece ser ouvida, pode significar que ela não significa nada. Assim como pode não significar nada, além de um aviso, como “aquelas pessoas não escutam, então não perca seu tempo”. Sim, pode ser que seja apenas um aviso, mas NÓS, nós já estamos tão cansadas de ter que gritar pra sermos ouvidas, de ter que estar em cima de saltos altos para sermos vistas, de termos que usar terninhos pra sermos notadas e levadas a sério (nada contra terninhos e saltos, mas podemos nos vestir como quisermos), de termos que ter todos os fios de cabelo no lugar, de termos que estar sempre falando baixo, de termos que educar filhos, limpar casa e fazer comida antes de qualquer coisa.

NÓS ESTAMOS TÃO CANSADAS! Sim, nós estamos exaustas, estamos chatas, estamos repetitivas... NÓS ESTAMOS INSUPORTÁVEIS...

Sempre estivemos sobrecarregadas tentando carregar todos os pratos, tentando não deixar nada para trás porque disseram que tínhamos que dar conta de tudo, de tudo aquilo que nossas bisavós, “donas de casa” faziam, somado ao que conquistamos no mercado de trabalho e tudo isso sem falar e sem reclamar. Vocês querem o mundo? Então são obrigadas a darem conta dele, sozinhas (muitas vezes) e o tempo todo.

Sim, eu estou revoltada, eu estou exausta e NÃO, eu não dou conta de tudo e nem vou dar, porque não quero e porque não posso. Eu quero ser profissional, mãe, esposa, mulher, menina... eu quero ser tudo isso, assim como muitas outras, mas cada dia dou conta de uma coisa... não posso manter a casa em ordem, o trabalho em dia, a roupa perfeita, a cabeça em pé e ainda ser a melhor mãe e esposa todos os dias! Nem quero! Por isso eu escolho ser cada dia uma, um dia tem um prato mais alto que o outro e está tudo bem!

Mas o que eu tenho certeza de que eu não quero é ser calada, porque eu não sou apenas uma dona de casa ou uma profissional sem voz, eu quero ter liberdade para dar a minha opinião, eu não quero impor nada a ninguém, mas eu preciso ter a chance de falar, de me expressar, de gritar se for preciso, mas de dizer EU ACHO MELHOR ASSIM, eu não quero isso, aquilo fica melhor assim... eu tenho que ter a chance de dizer... vocês me entendem?


PS 1 - Sei que muitos homens não fazem isso intencionalmente e está tudo bem errar, mas vale a pena pensar e ver em que pode melhorar! Também sei que muitos dividem a rotina em casa, o que é ótimo, tomara que os outros vejam vocês como exemplos, pois vocês são muito importantes na nossa caminhada! E aqueles que foram criados para serem servidos, por favor, olhe ao redor e veja onde você está e o que você pode fazer para melhorar!


PS 2 - Escrevi o texto pela manhã, foi um desabafo que me ajudou a mudar a rotina do meu dia, sim escrever funciona pra mim, mas fiquei até agora pensando se valia a pena publicar, ainda não decidi se o correto mesmo é apertar o botão de publicar, mas enfim vou fazer, vai que tem alguém precisando ler isso! E se de alguma maneira te ajudar me conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário