terça-feira, 30 de novembro de 2021

O que significa a comunicação pra você?

Algo que parece tão simples, mas que envolve tanta coisa. O tom de voz, caras e bocas, o vocabulário... às vezes uma resposta de atravessado pode causar tanto estrago, assim como o silêncio, a ausência da resposta também.

Desde os primórdios os seres vivos têm maneiras de se comunicarem, seja pela fala, por gestos ou até pelo olhar! Vai dizer que você não entende o que o seu animalzinho de estimação quer dizer quando ele está com fome ou quando precisa ir ao “banheiro”.

Os bebês, como as mães sabem o que eles precisam, se eles ainda não sabem se comunicar? Ou se achamos que eles não sabem...

A comunicação é importante em todos os ambientes, algumas pessoas, como eu, falam muito, minha tia diz que eu pergunto e respondo antes dela poder completar a frase, de tanto que eu gosto de falar. E nos jantares com as amigas é um tal de assunto sem terminar, porque emendamos um assunto no outro e não damos conta de terminar o primeiro, aquele que deu início à conversa... imagine quando os encontros voltarem a acontecer vamos ter que fazer igual nas escolas, levantar a mão e aguardar sua vez.

Mas voltando, outras pessoas não são de falar muito, ou de se expor muito eu diria, mas estão sempre observando e se comunicando de outras maneiras.

Por aqui, quem não me conhece, já sabe que eu gosto de falar, porque acabei de contar, mas sabe também que eu gosto de escrever, basta olha a data de criação do blog. Eu, as vezes deixo de publicar pela loucura do dia a dia, pela desorganização interna, mas basta eu querer me organizar que esse hábito volta, e ahhhh ele me faz tão bem! Sou tão feliz escrevendo, não sei se vocês gostam do que leem, na verdade algumas pessoas dizem gostar e sentem falta quando me ausento, mas enfim, eu escrevo porque a comunicação está em mim por inteiro.

Eu sou uma mulher que precisa falar, que precisa escrever, que precisa ler, eu abraço todas as formas de comunicação, isso me alimenta, me dá energia e às vezes me tira a energia também ahahah, sabe quando você precisa de silêncio e as crianças no quarto ao lado não param de cantar letras sem sentido e falar com voz de boneca e brincar e você está quase ficando doida???? Esse é o momento que a fala tira as minhas energias... mas ainda assim, prefiro que falem, que brinquem, que cantem, do que estejam como zumbis na frente das telas, mas isso é assunto pra outro texto.

Hoje eu só queria falar que investir em comunicação é muito importante, para se apresentar em um emprego, para fazer um vídeo no Instagram, para saber escrever, para fazer um relatório e para tantas outras coisas que a gente nem imagina, como por exemplo, para falar com o parceiro, para educar as crianças, para questionar algo que te incomoda...

Vejam esse exemplo, será que a pessoa terá mais sucesso se chegar ao seu companheiro exigindo que algo aconteça da forma que ela deseja: “Você tem que fazer isso porque eu não gosto quando você faz daquele jeito”. Ou será que ela terá mais sucesso se utilizar uma comunicação assertiva e mostrar o ponto de vista dela de outra maneira: “Olha, eu me sinto assim quando você faz isso, será que dá próxima vez você pode fazer de outro jeito?”.

Pensem e me contém o que acham sobre a comunicação?

Qual a importância dela na sua vida?

Porque eu, como Jornalista, acho a comunicação fundamental! Aliás, minha pós-graduação é em Gestão de Negócios e Estratégia Empresarial e adivinhem... dei um jeitinho de colocar a comunicação lá também, afinal o tema do meu TCC foi: Comunicação na Estratégia Empresarial, ou seja, na minha vida a comunicação é mais que fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário